quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os "grandes" escritores também não se esquecem dos mais novos

Quando um bom jogador de futebol marca muitos golos recebe um prémio, a bola de ouro. Os golos que marca fazem vibrar os espetadores, dão-lhes momentos de alegria. Também os grandes escritores recebem prémios como recompensa das palavras belas e mágicas que partilham com os seus leitores.
Foram muitos os escritores portugueses que ganharam prémios importantes, mas houve um, que ganhou o maior de todos os prémios literários a nível mundial, o prémio nobel da literatura. Esse escritor foi José Saramago.
José Saramago escreveu principalmente para gente mais crescida, mas não se esqueceu das crianças. Partilho hoje convosco um conto maravilhoso de Saramago, especialmente escrito para os mais novos: "A mais bela flor do Mundo". Este video, encontrei-o, por acaso, numa das minhas pesquisas no Youtube e não quis deixar de o colocar aqui no blog. A história, apesar de narrada pela voz do próprio escritor, é basicamente contada através da imagem. Vale a pena vê-la e escutá-la!


Visita de Estudo a Lisboa

Ontem, foi o dia da Visita de Estudo do 5º ano de escolaridade. Fomos a Lisboa, assistir à peça de teatro "O Pinóquio" no Teatro Politeama e visitámos o Aquário Vasco da Gama, um museu vivo onde encontrámos peixes e seres aquáticos de variadíssimas espécies e de diferentes habitats.
Quando pedi aos alunos do 5ºD que escrevessem um pequeno relatório da visita a contar o que viram, fizeram e aprenderam, perguntaram-me o que é que a visita tinha a ver com a disciplina de Língua Portuguesa. Ora bem, tudo! - respondi eu. Fomos assistir à  representação teatral de uma história escrita sob a forma de texto dramático, isto é, um texto que serve para ser representado. Apreciámos a forma de representar dos atores e percebemos como o poder da comunicação é grande!  A verdade é que não despegámos a atenção do palco e não nos distraímos, nem um bocadinho!
Não me vou alongar, pois vocês não tem paciência para ler textos muito compridos. Desvendo apenas um pequeno segredo: lá mais para a frente, na  disciplina de Língua Portuguesa, iremos também ler,  analisar  textos dramáticos e... quem sabe até, dramatizar...


 
A FADA ORIANA

Ao longo desta e da próxima semana, os alunos de 5ºano irão ler a obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. É uma história mágica cheia de fantasia, ternura e emoção. Não vamos aqui contá-la, vamos pedir que  a leiam com muita atenção e que participem com empenho nas atividades que se irão desenvolver em sala de aula. Boa leitura!




Um grupo de alunos do 5º ano de uma escola portuguesa, cujo nome e localidade não identifiquei, narrou a história da Fada Oriana tendo como cenário um conjunto de maravilhosos desenhos elaborados na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.. Vejam o trabalho que eles fizeram... Quem sabe, não servirá de inspiração para um trabalho a realizar futuramente pelos alunos do Colégio de Nossa Senhora da Graça?



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ulisses

No decorrer da semana que agora se inicia, iremos trabalhar em sala de aula a obra narrativa "Ulisses", uma adaptação feita pela escritora Maria Alberta Menéres, do poema épico "A Odisseia", escrito por um poeta grego chamado Homero, no século VIII a. C.
A personagem principal do poema épico "A Odisseia" é Ulisses, um guerreiro grego, rei da ilha de Ítaca que participou na guerra de Tróia ao lado de outros personagens famosos como Aquiles, Ajax, Agamémnon, Menelau, Heitor ou Eneias.
A narrrativa que iremos ler conta-nos as aventuras de Ulisses e seus marinheiros na viagem de regresso a Ítaca, sua terra natal, depois dos longos anos passados em Tróia.


Não me cabe aqui revelar as aventuras de Ulisses, pois se assim fosse, não faria qualquer sentido a leitura em sala de aula.
E que tal embarcarmos nesta aventura?
Boa leitura!


Deixo-vos a narração dos últimos episódios da narrativa "Ulisses" feito em sombras chinesas. Está muito engraçado. Pode ser que sirva de inspiração para a realização de alguns trabalhos! Boa visualização!



Como elaborar uma biografia?


Antes ou depois de ler uma obra literária, é importante ficar a conhecer um pouco o seu autor ou autora. Porquê?
Ao conhecer o autor ou autora da obra, percebemos muitas vezes as  suas motivações  (o que o(a) levou a escrever a obra, por que motivo se interessou pelo tema), o seu estilo literário e as correntes literárias em que se insere (a forma como escreve), os seus gostos, preferências e interesses. Ao conhecer o autor e/ou autora, ficamos a conhecer melhor a obra, criamos empatia (atração) pela pessoa que a escreveu e, mais importante do que tudo, ganhamos vontade de ler  e conhecer tudo aquilo que escreveu.
Lanço-vos o desafio de conhecer a escritora Maria Alberta Menéres, autora da obra "Ulisses", pedindo-vos, por isso, que façam uma pequena biografia da mesma.


Consultem o link que, seguidamente, vos indico. Lá encontrarão indicações muito úteis sobre como  elaborar uma biografia.

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/index_lp.htm


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vamos reanimar este Blog!

Olá miúdos!

Hoje fiquei um pouco mais entusiasmada na aula de Língua Portuguesa, porque percebi que havia alguma vontade da vossa parte, não só de começar a consultar o blog "Línguas de Trapo.col.", como também de vir a participar nele com os vossos textos e as vossas sugestões e ideias.
Fico à espera da vossa participação. Deixo-vos um desafio: Toca a melhorar e a aperfeiçoar as histórias que escreveram, utilizando a personificação. Prometo que publicarei no Blog as histórias mais engraçadas. Posso contar convosco?

Então, toca a trabalhar!