Ontem, foi o dia da Visita de Estudo do 5º ano de escolaridade. Fomos a Lisboa, assistir à peça de teatro "O Pinóquio" no Teatro Politeama e visitámos o Aquário Vasco da Gama, um museu vivo onde encontrámos peixes e seres aquáticos de variadíssimas espécies e de diferentes habitats.
Quando pedi aos alunos do 5ºD que escrevessem um pequeno relatório da visita a contar o que viram, fizeram e aprenderam, perguntaram-me o que é que a visita tinha a ver com a disciplina de Língua Portuguesa. Ora bem, tudo! - respondi eu. Fomos assistir à representação teatral de uma história escrita sob a forma de texto dramático, isto é, um texto que serve para ser representado. Apreciámos a forma de representar dos atores e percebemos como o poder da comunicação é grande! A verdade é que não despegámos a atenção do palco e não nos distraímos, nem um bocadinho!
Não me vou alongar, pois vocês não tem paciência para ler textos muito compridos. Desvendo apenas um pequeno segredo: lá mais para a frente, na disciplina de Língua Portuguesa, iremos também ler, analisar textos dramáticos e... quem sabe até, dramatizar...
A FADA ORIANA
Ao longo desta e da próxima semana, os alunos de 5ºano irão ler a obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. É uma história mágica cheia de fantasia, ternura e emoção. Não vamos aqui contá-la, vamos pedir que a leiam com muita atenção e que participem com empenho nas atividades que se irão desenvolver em sala de aula. Boa leitura!
Um grupo de alunos do 5º ano de uma escola portuguesa, cujo nome e localidade não identifiquei, narrou a história da Fada Oriana tendo como cenário um conjunto de maravilhosos desenhos elaborados na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.. Vejam o trabalho que eles fizeram... Quem sabe, não servirá de inspiração para um trabalho a realizar futuramente pelos alunos do Colégio de Nossa Senhora da Graça?
Sem comentários:
Enviar um comentário