quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo a Lisboa

Ontem, foi o dia da Visita de Estudo do 5º ano de escolaridade. Fomos a Lisboa, assistir à peça de teatro "O Pinóquio" no Teatro Politeama e visitámos o Aquário Vasco da Gama, um museu vivo onde encontrámos peixes e seres aquáticos de variadíssimas espécies e de diferentes habitats.
Quando pedi aos alunos do 5ºD que escrevessem um pequeno relatório da visita a contar o que viram, fizeram e aprenderam, perguntaram-me o que é que a visita tinha a ver com a disciplina de Língua Portuguesa. Ora bem, tudo! - respondi eu. Fomos assistir à  representação teatral de uma história escrita sob a forma de texto dramático, isto é, um texto que serve para ser representado. Apreciámos a forma de representar dos atores e percebemos como o poder da comunicação é grande!  A verdade é que não despegámos a atenção do palco e não nos distraímos, nem um bocadinho!
Não me vou alongar, pois vocês não tem paciência para ler textos muito compridos. Desvendo apenas um pequeno segredo: lá mais para a frente, na  disciplina de Língua Portuguesa, iremos também ler,  analisar  textos dramáticos e... quem sabe até, dramatizar...


 
A FADA ORIANA

Ao longo desta e da próxima semana, os alunos de 5ºano irão ler a obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. É uma história mágica cheia de fantasia, ternura e emoção. Não vamos aqui contá-la, vamos pedir que  a leiam com muita atenção e que participem com empenho nas atividades que se irão desenvolver em sala de aula. Boa leitura!




Um grupo de alunos do 5º ano de uma escola portuguesa, cujo nome e localidade não identifiquei, narrou a história da Fada Oriana tendo como cenário um conjunto de maravilhosos desenhos elaborados na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.. Vejam o trabalho que eles fizeram... Quem sabe, não servirá de inspiração para um trabalho a realizar futuramente pelos alunos do Colégio de Nossa Senhora da Graça?



Sem comentários:

Enviar um comentário